segunda-feira, 24 de maio de 2021

Mãos do Trabalho na Vanguarda Livraria

 


Mãos do Trabalho: uma exposição de marcas...

Entre 10 e 30 de junho, na Vanguarda Livraria, Alex Nuñes estará expondo parte de sua série Mãos do Trabalho.

A abertura ocorrerá presencialmente, a partir das 17 horas, no Shopping Pelotas. Na bancada, a mão do escultor acompanhada das mãos de uma Graniteira, um Professor de Educação Física, uma Diarista, um casal de empresários, uma Fonoaudióloga, um Fisioterapeuta, uma Psicóloga, um Ferroviário, uma Historiadora e uma Escritora.

Nas mãos, marcas de ofícios.

Quando menino, Alex Nuñes conheceu, como muitos brasileiros, o trabalho. Suas mãos, cúmplices e testemunhas, ainda hoje guardam muitas das marcas adquiridas. Assim como outros ofícios, a arte escultória também deixa impresso, nas mãos, seus “rastros”: indícios de ferramentas e efeitos dos traços, dos materiais empregados e da força necessária para, do basalto, “revelar” o belo.

Mas, por que não registrar essas cicatrizes?

O que é a série Mãos do Trabalho?

A série Mãos do Trabalho surge como vestígio, assinalamento, efeito, símbolo, de parte do humano que realiza.

As mãos, nossas ferramentas primeiras, traçam, chancelam, desenham, inscrevem, marcam, cavam, martelam, empurram, batem, seguram, carregam, acarinham.

Há nas mãos uma variedade de músculos, tendões, ligamentos, falanges, pele e sensibilidade que permitem um amplo leque de movimentos.

É pelas mãos que mais intensamente o sapiens se diferencia dos demais no reino animal.

As mãos são a ferramenta mais importante da humanidade. Foram as mãos – a junção do polegar com os demais dedos de cada uma das duas mãos – que propiciaram construir a civilização.

Mãos trabalham.

Umas mais; outras, nem tanto.

Mas todas as mãos merecem ser observadas. Todas podem ser esculpidas!


Mãos gesticulam. Mãos falam!

Ao revelar mãos em gesso, Alex Nuñes aprimorou sua arte escultória. Pela delicadeza de cada uma das marcas impressas, o escultor precisou de novas e variadas ferramentas como estiletes, pinças, espátulas, lixas, pinceis e formões de tamanhos e formatos múltiplos.

Ao revelar gestos, modos de usar, pactos, evidenciou a relevância da cada uma das mãos para o grupo profissional que estará na exposição que se inicia dia 10 de junho.

Data, local e hora:

Série: Mãos do Trabalho.

Abertura: 10 de junho, 17 horas.

Local: Vanguarda Livraria – Shopping Pelotas.

4 comentários: