quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Mãos do Trabalho: exposição em Novembro!

Mãos de Alex Nuñes
Imagem: Hélio Alexandre.
Mãos do Trabalho:
Esculturas de A. Nuñes.

Em novembro, no dia 19, o escultor Alex Nuñes estará abrindo a exposição Mãos do Trabalho.
Criada para evidenciar as marcas do “lavoro” de nonnos e nonnas da cultura italiana – que se expressam na feitura de cestos de vime, poda e colheita da uva, cultivo de hortaliças e manufatura de pães e massas  a linha escultória também valorizará outros ofícios.
Uma imagem da Tanoaria Mesacaza
A pesquisa com trabalhadores que têm, nas mãos, as marcas de seus ofícios por anos desenvolvidos, se deu quando Alex Nuñes conheceu a Tanoaria Mesacaza, que fabrica e conserta barris, tinas e ofurôs em madeira.
Em Monte Belo do Sul, município em que a cultura do vinho e do espumante é bastante desenvolvida, há cantinas e vinhateiros autorais que podem ser conhecidos e ter seus produtos provados, há nonnas que fabricam todos os tipos de massas, doces e geleias e, também, há quem trança o vime para cestos.
Bento Gonçalves
Com a expectativa de que em novembro já possamos nos encontrar presencialmente, o Salão Nobre da Prefeitura de Bento Gonçalves está reservado para a inauguração da Exposição. Nela, as mãos do Prefeito, Guilherme Pasin terão um lugar de destaque.
Ao mesmo tempo, uma exposição online será organizada, para que os admiradores do escultor possam usufruir da produção de mãos que produzem alimentos, arte, leitores, políticas, projetos.
Mão do Escultor Alex Nuñes, 
com um instrumento de trabalho.
Pelotas, RS
Em Pelotas, cidade em que o escultor estudou Filosofia (IFISP/UFPel) e frequentou o Atelier Livre do Centro de Artes, a exposição ocorrerá na Livraria Vanguarda do Shopping e privilegiará as Mãos do Trabalho que tornam a “Princesa do Sul” mais e melhor. Entre elas, mãos de quem gosta de ler, de quem governa, de quem costura, de quem trabalhou nos trilhos das ferrovias, de quem quebra pedras e calça as ruas, de quem cuida da saúde mental e vocal de todos nós.
Bônus
Para conhecer a Tanoaria Mesacaza clique em: http://tanoariamesacaza.com.br/
Para conhecer Monte Belo do Sul, clique em: https://www.montebelodosul.rs.gov.br/




Um comentário: