terça-feira, 5 de abril de 2022

Esculturas em gesso: técnica, habilidade ou arte?

 

Esculturas em gesso: técnica, habilidade ou arte?

Iniciado com “Mãos do Trabalho” em 2018, o investimento de Alex Nuñes em esculpir em gesso tem se destacado entre os aficionados pela escultura. Atualmente dedicado a esculpir mãos de casais às vésperas do enlace ou logo depois, quando em “lua de mel”, não raro seu trabalho tem sido motivo de fortes emoções.

O impacto do branco escultural advém das impressionantes esculturas de Michelangelo (1475 -1564) que tinha prazer em esculpir, apesar de ser um pintor admirável. Pietà e Davi, duas de suas obras em mármore, são consideradas obras-primas do Renascimento. São magníficas!

Mais de 300 anos depois de Michelangelo e inspirado nele, Auguste Rodin (1840-1917) criou em mármore branco e impressionou a Europa toda. Estudioso da escultura clássica, Rodin recriou o ser humano em uma perspectiva hiper-realista, elevando as tensões dos corpos ao extremo. Pele, músculo, feições faciais, são únicas e extremamente pensadas em cada uma de suas esculturas de personagens sedutores e incrivelmente vivos.

Por que o branco nos fascina?

O Mármore é uma rocha metamórfica formada a partir do calcário considerada símbolo de luxo e suntuosidade, que se revelou propícia à escultura pela estrutura cristalina firme e leve porosidade, menos suscetível aos danos causados pela água. A imponência dos resultados na escultura sobre o mármore pode ser observada no corpo musculado de Davi, de Michelangelo. Linhas na pele, músculos e tendões salientes resultaram em formas exuberantes, perceptíveis, admiráveis.

Por que a arte que revela nossa pele impressiona?

A escultura é um modo de transformar matéria bruta como gesso, madeira, metal, rocha através da representação de formas. Os significados serão atribuídos pelo escultor ou por quem admira sua arte. Parte da concepção do que e como esculpir está associada à imitação da natureza revelada em diferentes e autorais modos de representar o corpo humano.

A técnica – extrair do gesso a cópia de nossas formas –, por si só, não resulta em uma escultura. A habilidade em tirar excessos, lixar e revelar, além de compor com gesso alguma imperfeição do molde, não se torna arte.

Arte...

A arte em gesso envolve ideia, intenção, projeto e execução. Demanda emoção, cumplicidade, confiança e desprendimento. Mas...

Para se tornar arte, necessita de uma assinatura.

Elementar.

Técnica, habilidade ou arte? Esculturas em gesso não são apenas técnica. Nem tão somente habilidade. Nas mãos de Alex Nuñes o gesso se torna arte!

4 comentários: