domingo, 25 de novembro de 2018

Alex Nunes: Exposição


Alex Nunes
EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL


PRIMEIRO DE DEZEMBRO
16 HORAS
SALA DA CONFEITARIA
MUSEU DO DOCE
CENTRO HISTÓRICO
PELOTAS, RS


Graduado em Filosofia no Instituto de Filosofia, Sociologia e Política - IFISP na UFPel, Alex Nunes intensificou seus estudos em escultura a partir de fevereiro de 2016, no Atelier de João Bez Batti, o maior escultor brasileiro vivo. Em dias de intensa e qualificada convivência, o Mestre Escultor e o aprendiz dialogaram sobre arte, estética, filosofia.
E esculpiram...
Alex Nunes e João Bez Batti.
Atelier do Escultor, Bento Gonçalves, RS.
Após esse período de residência, iniciou incursões pelos basaltos da serra gaúcha e granitos extraídos na região sul, especialmente no município do Capão do Leão e que são utilizados para calçar ruas e avenidas em Canguçu, Morro Redondo, Pedro Osório, Pelotas, Piratini e Rio Grande. Os mesmos granitos que produziram uma das mais interessantes obras a da Engenharia naval no Porto de Rio Grande: os Molhes da Barra. Alex escolheu os granitos para suportar  a estrondosa beleza que os basaltos adquirem quando lixados e polidos.
2017: uma exposição em grupo...
Em 2017, já integrando o Atelier Livre da UFPel, entre estudantes de arte, amadores, professores, ceramistas, pintores, desenhistas e demais interessados em arte, participou de diálogos, aulas, debates e de observação de obras sendo desenvolvidas pelos colegas. Considera esse tempo de intenso aprendizado.
Uma de suas obras, a Mini Jardim Inhotim, inspirada na visita que o escultor fez a Inhotim, em Minas Gerais, integrou a exposição que esteve entre os dias 22 de novembro e 1º de dezembro de 2017 no Casarão 2, no Centro Histórico. Apoiada perla Secretaria Municipal de Cultura, a exposição representou parte do produzido por um grupo de autores pelotenses ligados ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas.
Exposição Individual
A primeira exposição individual de Alex Nunes ocorrerá no dia primeiro de dezembro, na Sala da Confeitaria do Museu do Doce, entre as 16 e às 19 horas.
Para esse primeiro encontro individual com o público, o escultor separou parte de sua obra: duas peças em Madeira, quatro da Série Cuore, dezesseis Portais do Rio Grande do Sul, oito peças da Série Ruas e Avenidas e cinquenta da Série Sapiens, a mais recente.
Na exposição, o escultor ainda estará com uma Ilha de Produção, para conversar sobe o processo de confecção das obras e dirimir dúvidas sobre a busca das rochas adequadas para esculpir, as cores que o lixamento do basalto revelam e o processo criativo.
Créditos e Serviço
O quê?
Alex Nunes Exposição Individual
Onde? Sala da Confeitaria no Museu do Doce, Centro Histórico de Pelotas, RS.
Quando? Sábado, 1º de Dezembro, 16 horas.
Entrada Franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário